Sobre

Este blog esta sendo criado pelos alunos do curso de sistemas de informação da URCAMP (Universidade da Região da Campanha) na cadeira de Funções Empresariais ministrada pela professora Jhansy Silveira Colares para avaliação final do 2/2011 e também disponibilização do conteúdo da cadeira.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Atividade Questões de Revisão - Everton Horst

ATIVIDADES 
Questões de Revisão: (pesquise e responda)
1 Como os sistemas de informação estão transformando os negócios e qual sua relação com a globalização? 
• Descreva como os sistemas de informação modificaram a forma das empresas gerenciarem seus produtos e serviços? R: Os processos operacionais podem se tornar mais eficientes, e os processos gerenciais da empresa mais eficazes. Com essas melhorias nos processos empresarias a empresa pode reduzir custos, melhorar a qualidade e o atendimento ao cliente e criar novos produtos e serviços. Com as melhorias oferecidas pela Tecnologia de Informação, as empresas podem ter novas oportunidades comerciais, permitindo a expansão para novos mercados ou novos segmentos de mercados existentes. Ainda que isso signifique enfrentar muitas barreiras, principalmente no que tange ao custo elevado de investimento e complexidade da tecnologia de informação.
• Por que os sistemas de informação são tão importantes para o funcionamento e a gestão das empresas, hoje? R. Os Sistemas de Informação são peças fundamentais para as empresas, não apenas na elaboração de relatórios, mas fazem parte de todos os departamentos e atividades da companhia, desde o simples controle até a confecção de planos estratégicos complexos. Tudo que acontece, todos os processos, são regidos por um sistema, que pode ou não ser informatizado. Mais uma vez, deve ser considerada a importância do administrador nesse processo, que é nada menos que vital para a corporação.
• O que é exatamente um sistema de informação? Quais seus componentes humanos, organizacionais e tecnológicos? R: Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização.
• Enumere as dimensões organizacionais, humanas e tecnológicas dos sistemas de informação? R: Para compreender totalmente os sistemas de informação, você precisa conhecer suas dimensões mais amplas: a organizacional, a humana e a tecnológica, bem como seu poder de fornecer soluções para os desafios e problemas no ambiente empresarial.
1 – Organizações: Os sistemas de informação são partes integrantes das organizações. E, embora nossa tendência seja pensar que a tecnologia da informação está alterando as organizações e empresas, trata-se, na verdade de uma via de mão dupla: a história e a cultura das empresas também determinam como a tecnologia está sendo e como deveria ser usada. A fim de entender como uma empresa específica usa sistemas de informação, você precisa saber algo sobre a estrutura, história e cultura da empresa.
2 – Pessoas: Uma empresa é tão boa quanto as pessoas que a formam. O mesmo se aplica aos sistemas de informação: eles são inúteis sem pessoas gabaritadas para desenvolvê-los e mantê-los, e sem pessoas que saibam usar as informações de um sistema para atingir os objetivos organizacionais.
3 – Tecnologia: A tecnologia de informação é uma das muitas ferramentas que os gerentes utilizam para enfrentar as mudanças. Hardware é o equipamento físico usado para atividades de entrada, processamento e saída de um sistema de informação. Consiste no seguinte: computadores de vários tipos e formatos; diversos dispositivos de entrada, saída e armazenagem; e o meio físico que interliga todos esses elementos. O software consiste em instruções detalhadas e pré-programadas que controlam e coordenam os componentes do hardware de um sistema de informação. Chamamos de tecnologia de armazenagem de dados os softwares que comandam a organização de dados em meios físicos de armazenagem. A tecnologia de comunicação de redes, composta por dispositivos físicos e softwares, interliga os diversos equipamentos de computação e transfere dados de uma localização física para outra. Equipamentos de computação e comunicação podem ser conectados em rede para compartilhar voz, dados, imagens, som e até vídeo. Uma rede liga dois ou mais computadores para compartilhar dados ou recursos, tais como uma impressora.
• Como um método de 4 passos para resolver problemas organizacionais pode ajudar na solução de problemas relacionados a sistemas de informação? R: Durante e depois da implantação, o resultado precisa ser continuamente medido, e os solucionadores devem procurar saber em que medida a solução está funcionando. Desse modo, a identificação do problema pode mudar ao longo do tempo, as soluções podem ser alteradas e novas escolhas podem ser feitas, tudo com base na experiência. • Dê alguns exemplos de problemas humanos, organizacionais e tecnológicos que podem ser encontrados nas empresas? R: As três dimensões mais comuns dos problemas organizacionais: organizações, tecnologia e pessoas. Os processos organizacionais típicos incluem processos deficientes (em geral herdados do passado), cultura pouco colaborativa, conflitos internos e mudanças no entorno da organização. Entre os problemas tecnológicos mais comuns, estão: hardware antigo ou insuficiente, software ultrapassado, administração de dados inadequada, capacidade de telecomunicações insuficiente e incompatibilidade dos velhos sistemas com a nova tecnologia. Já entre os problemas humanos típicos está treinamento de funcionários, dificuldades para avaliar o desempenho, exigências regulatórias e legais, ergonomia, administração indecisa ou deficiente, participação dos funcionários e apoio a eles.
• Liste e descreva quais conhecimentos em sistema de informação são essenciais para todas as carreiras na área de negócios? R: Todos os estudantes de áreas relacionadas aos negócios, seja qual for sua especialidade, precisam entender como os sistemas de informação são usados pelas empresas para atingir objetivos corporativos: excelência operacional, desenvolvimento de novos produtos e serviços e relacionamento estreito com o cliente, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.