Sobre

Este blog esta sendo criado pelos alunos do curso de sistemas de informação da URCAMP (Universidade da Região da Campanha) na cadeira de Funções Empresariais ministrada pela professora Jhansy Silveira Colares para avaliação final do 2/2011 e também disponibilização do conteúdo da cadeira.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Atividades - Tiago de Abreu Porcellis

 ATIVIDADES


Uma vez identificada as funções empresariais básicas, descreva como podem ser executadas.

A execução das funções empresariais, de forma abrangente, faz parte de uma abordagem sistêmica integrativa.
Essa abordagem sistêmica e integrada diz respeito ao funcionamento engrenado das funções empresariais presentes em todas as partes.
Com a compreensão de que a empresa é o maior dos sistemas, as funções empresariais devem ser dependentes e integradas entre si. Essas relações entre as funções empresariais ficam claras à medida que se observa que todas geram informações para todas e quando uma destas funções parar pára também o
sistema empresa.
As funções empresariais formam a base para o desenvolvimento dos sistemas de informação dentro da empresa, expressando os dados na forma de detalhes.
Muitas empresas ainda acreditam que o simples ato de informatizar a empresa, espalhando computadores e impressoras pelas unidades departamentais, ligando-os em rede e instalando sistemas aplicativos, possa organizar as mesmas.
Realmente, isso não é verdade. A tecnologia da informação e seus recursos nem sempre resolvem os problemas nas empresas e muito menos as organizam. Tecnologia por tecnologia, sem planejamento, sem gestão e ação efetiva, não traz contribuição para a empresa.
É necessário elaborar a organização interna e externa da empresa, primeiramente as funções empresarias básicas. Depois de concluída essa etapa é que devemos informatizar a empresa.
A ação da TI e seus recursos, sem organização antecipada, não atinge seu objetivo principal de auxiliar a empresa em todos os seus processos e níveis de ação. O software, o computador e seus periféricos são apenas importantes instrumentos de organização e não um fim em si mesmo.
Os sistemas organizados devem vir ao encontro da missão e dos objetivos empresariais.
A organização que antecede a informatização deve ser uma preocupação de todos os gestores, independentemente da unidade empresarial em que atua.

Referências: www.unioeste.br/cursos/cascavel/administracao/.../Rezende2004.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.