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Este blog esta sendo criado pelos alunos do curso de sistemas de informação da URCAMP (Universidade da Região da Campanha) na cadeira de Funções Empresariais ministrada pela professora Jhansy Silveira Colares para avaliação final do 2/2011 e também disponibilização do conteúdo da cadeira.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Estudo de Caso do Minimercado BIG BEN - Área Comercial

Este estudo de caso foi extraído da Revista Administração - Edição no. 65 de julho/agosto de 2008, Negócios, escrito por João Humberto de Azevedo - pág. 46 e 47. O estudo de caso é para ser realizado em grupo de no máximo 6 alunos. A saga dos irmãos Santana teve inicio quando Carlos, recém-formado em administração, ficou desempregado. Em vez de procurar um novo emprego, resolveu enfrentar o desafio de montar seu próprio negócio. Para colocar sua idéia em prática, ele desenvolveu uma série de estudos para saber qual a atividade comercial mais promissora da cidade. As pesquisas mostraram que o bairro onde morava faltava açougues, quitandas e mercearias, levando-o a concluir que uma empresa com grande variedade de mercadorias seria uma boa alternativa de negócio. E foi assim que Carlos Santana resolveu montar um minimercado, um auto-serviço bem planejado, com uma boa estrutura de comercialização de gêneros de primeira necessidade, materiais de limpeza do lar, artigos de higiene pessoal. Decido, o administrador tratou de alugar um imóvel adequado para instalar a empresa e convidou seu irmão Samuel como sócio do empreendimento. Com a anuência do irmão, Carlos tratou de providenciar o registro e a regularização do estabelecimento. Passados alguns meses da inauguração do minimercado Big Ben - um sucesso notável - os irmãos Santana fizeram um balanço dos negócios e constataram que alguns departamentos vinham apresentando baixos níveis de venda, outros departamentos estavam proporcionando lucros irrisórios e até mesmo prejuízos. A análise feita pelos irmãos Santana mostrou que os problemas tinham como causas a inadequação dos métodos de compras e do sistema de apuração do preço de venda. Resolvidos estas questões, o minimercado tomou novo fôlego, proporcionando bons lucros e ótimos resultados. Agora, os irmãos Santana estavam ultimando os preparativos para abrir a primeira filial do Minimercado Big Ben, conversando sobre isso. - Antes da inauguração. Precisamos contratar um profissional e prepará-lo para gerenciar a nova loja, disse Samuel. - Você tem razão. Mas, devemos exigir que este profissional seja um administrador formado e registrado no Conselho Regional de Administração (CRA), acrescentou Carlos. O gerente administrativo e financeiro sabia que a efetivação da contratação de um novo empregado ê precedida por importantes etapas. Continuando a conversa, ele salientou que, além da formação em administração e registro, o novo gerente teria que apresentar outros predicados: - Para gerenciar nossa primeira filial temos que contar com alguém que já tenha experiência no ramo de supermercados, facilidade de expressão, espírito de equipe, liderança e iniciativa, entre outras características, enumerou Carlos. - Já que definimos o perfil do profissional do gerente, vamos contratá-lo o mais rápido possível, falou Samuel. - Temos que ser ágeis então, começando pelo processo de recrutamento. Ai temos que selecionar o melhor e o mais interessado, dentro de um patamar de salários que podemos pagar a ele, concordou Carlos. Dentre os candidatos, Carlos selecionou a administradora Maria de Fátima para a nova função de gerente da filial. Vencida esta etapa, ele começou a se preocupar com a contratação da candidata. Já contratada, após aceitas todas as condições apresentadas, a nova gerente, foi convidada por Carlos a participar de uma reunião na qual apresentou seu sócio e os demais empregados da empresa. Depois das apresentações ele continuou a reunião com a administradora. - Antes de assumir a gerência da filial, você vai fazer um treinamento aqui na matriz, familiarizar-se com nossas rotinas e procedimentos. A primeira tarefa sua vai ser ler, com muita atenção, este manual elaborado por nós. Maria de Fátima recebeu o Manual de Gerencia do Minimercado Big Bem demonstrando muito interesse. - Vou me dedicar ao trabalho e á leitura do manual. Parabéns! A empresa esta de parabéns pela iniciativa complementou Mana de Fátima. Pelo manual que a gerente recém-contratada começou a inteirar-se das principais regras de gestão da empresa. O mininercado Big Ben é um estabelecimento comercial de médio porte, onde os consumidores vão encontrar produtos de primeira necessidade de qualidade, tomando-se fieis na medida em que seus desejos sejam satisfeitos, por encontrarem um bom atendimento, limpeza, bons preços, confiança, organização, variedade, qualidade, preços visíveis e legíveis, proximidade. Estacionamento e serviços de entrega. O Gerente de filial tem a responsabilidade de obter um bom resultado financeiro para empresa e prestar o melhor serviço ao cliente. Para alcançar estes objetivos precisa saber que existem alguns princípios de gestão que devem ser obedecidos. Problema: Uma vez lido o texto com bastante atenção. Você (grupo) deve se colocar na condição de empreendedores do negócio (minimercado), e são os responsáveis pela elaboração do manual de gerencia. Questões: a) Considerando estes aspectos quais são estes princípios que você (grupo) estabeleceria como regras fundamentais para o trabalho da gerencia, explicando a regra em si e o porquê da mesma, sua finalidade e importância. b) Descreva no seu ponto de vista, considerando o minimercado, as principais atividades da Gerente da Filial, justificando a resposta.
Referências
 
LAUDON, Kenneth, Jane LAUDON. Sistemas de Informações Gerenciais, tradução Luciana do Amaral Teixeira; revisão técnica Belmiro Nascimento João, 9ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Disponível em: http://www.sims.berkeley.edu/research/projects/how-much-info-2003/index.htm acesso em 14.ago.2011

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS: o papel estratégico da informação e dos Sistemas de Informação nas empresas. Editora Atlas - São Paulo - 2000 - 328p. Autores: Denis Alcides Rezende  e  Aline França de Abreu Segunda edição - outubro de 2001 Primeira reimpressão em 2002. Terceira edição (revisada e ampliada) - abril de 2003. Quarta edição (revisada e ampliada) - maio de 2006 Quinta edição - 2008 - EAN13: 978-85-224-5003-9 (2 tiragens) Sexta edição - 2009 - ISBN 978-85-224-5515-7 Sétima edição - jul 2010 - ISBN 978-85-224-5993-3 (331 p.) Disponível em: www.fabricio.adm.br/download/.../material/sig/06_Exercicios01.doc -  Similares As Funções empresariais: subsistemas na empresa. Faculdade São Mateus. Disciplina Sistemas de Informação, prof Fabrício Moraes Cunha - contateme@gmail.com acesso em 24.ago.2011. http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/ Tecnologia da Informação e Comunicação. Thais Pacievitch  acesso em 05.set.2011 http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informação. Componentes de um sistema de informação. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Acesso em 21.set.2011

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