Este estudo de caso foi extraído da Revista Administração - Edição no. 65 de julho/agosto de 2008, Negócios, escrito por João Humberto de Azevedo - pág. 46 e 47.
O estudo de caso é para ser realizado em grupo de no máximo 6 alunos.
A saga dos irmãos Santana teve inicio quando Carlos, recém-formado em administração, ficou desempregado. Em vez de procurar um novo emprego, resolveu enfrentar o desafio de montar seu próprio negócio.
Para colocar sua idéia em prática, ele desenvolveu uma série de estudos para saber qual a atividade comercial mais promissora da cidade. As pesquisas mostraram que o bairro onde morava faltava açougues, quitandas e mercearias, levando-o a concluir que uma empresa com grande variedade de mercadorias seria uma boa alternativa de negócio.
E foi assim que Carlos Santana resolveu montar um minimercado, um auto-serviço bem planejado, com uma boa estrutura de comercialização de gêneros de primeira necessidade, materiais de limpeza do lar, artigos de higiene pessoal.
Decido, o administrador tratou de alugar um imóvel adequado para instalar a empresa e convidou seu irmão Samuel como sócio do empreendimento. Com a anuência do irmão, Carlos tratou de providenciar o registro e a regularização do estabelecimento.
Passados alguns meses da inauguração do minimercado Big Ben - um sucesso notável - os irmãos Santana fizeram um balanço dos negócios e constataram que alguns departamentos vinham apresentando baixos níveis de venda, outros departamentos estavam proporcionando lucros irrisórios e até mesmo prejuízos.
A análise feita pelos irmãos Santana mostrou que os problemas tinham como causas a inadequação dos métodos de compras e do sistema de apuração do preço de venda. Resolvidos estas questões, o minimercado tomou novo fôlego, proporcionando bons lucros e ótimos resultados.
Agora, os irmãos Santana estavam ultimando os preparativos para abrir a primeira filial do Minimercado Big Ben, conversando sobre isso.
- Antes da inauguração. Precisamos contratar um profissional e prepará-lo para gerenciar a nova loja, disse Samuel.
- Você tem razão. Mas, devemos exigir que este profissional seja um administrador formado e registrado no Conselho Regional de Administração (CRA), acrescentou Carlos.
O gerente administrativo e financeiro sabia que a efetivação da contratação de um novo empregado ê precedida por importantes etapas. Continuando a conversa, ele salientou que, além da formação em administração e registro, o novo gerente teria que apresentar outros predicados:
- Para gerenciar nossa primeira filial temos que contar com alguém que já tenha experiência no ramo de supermercados, facilidade de expressão, espírito de equipe, liderança e iniciativa, entre outras características, enumerou Carlos.
- Já que definimos o perfil do profissional do gerente, vamos contratá-lo o mais rápido possível, falou Samuel.
- Temos que ser ágeis então, começando pelo processo de recrutamento. Ai temos que selecionar o melhor e o mais interessado, dentro de um patamar de salários que podemos pagar a ele, concordou Carlos.
Dentre os candidatos, Carlos selecionou a administradora Maria de Fátima para a nova função de gerente da filial. Vencida esta etapa, ele começou a se preocupar com a contratação da candidata.
Já contratada, após aceitas todas as condições apresentadas, a nova gerente, foi convidada por Carlos a participar de uma reunião na qual apresentou seu sócio e os demais empregados da empresa. Depois das apresentações ele continuou a reunião com a administradora.
- Antes de assumir a gerência da filial, você vai fazer um treinamento aqui na matriz, familiarizar-se com nossas rotinas e procedimentos. A primeira tarefa sua vai ser ler, com muita atenção, este manual elaborado por nós. Maria de Fátima recebeu o Manual de Gerencia do Minimercado Big Bem demonstrando muito interesse.
- Vou me dedicar ao trabalho e á leitura do manual. Parabéns! A empresa esta de parabéns pela iniciativa complementou Mana de Fátima.
Pelo manual que a gerente recém-contratada começou a inteirar-se das principais regras de gestão da empresa.
O mininercado Big Ben é um estabelecimento comercial de médio porte, onde os consumidores vão encontrar produtos de primeira necessidade de qualidade, tomando-se fieis na medida em que seus desejos sejam satisfeitos, por encontrarem um bom atendimento, limpeza, bons preços, confiança, organização, variedade, qualidade, preços visíveis e legíveis, proximidade. Estacionamento e serviços de entrega.
O Gerente de filial tem a responsabilidade de obter um bom resultado financeiro para empresa e prestar o melhor serviço ao cliente. Para alcançar estes objetivos precisa saber que existem alguns princípios de gestão que devem ser obedecidos.
Problema:
Uma vez lido o texto com bastante atenção. Você (grupo) deve se colocar na condição de empreendedores do negócio (minimercado), e são os responsáveis pela elaboração do manual de gerencia.
Questões:
a) Considerando estes aspectos quais são estes princípios que você (grupo) estabeleceria como regras fundamentais para o trabalho da gerencia, explicando a regra em si e o porquê da mesma, sua finalidade e importância.
b) Descreva no seu ponto de vista, considerando o minimercado, as principais atividades da Gerente da Filial, justificando a resposta.
Referências
LAUDON, Kenneth, Jane LAUDON. Sistemas de Informações Gerenciais, tradução Luciana do Amaral Teixeira; revisão técnica Belmiro Nascimento João, 9ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
Disponível em:
http://www.sims.berkeley.edu/research/projects/how-much-info-2003/index.htm
acesso em 14.ago.2011
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS:
o papel estratégico da informação e dos Sistemas de Informação nas empresas.
Editora Atlas - São Paulo - 2000 - 328p.
Autores: Denis Alcides Rezende e Aline França de Abreu
Segunda edição - outubro de 2001
Primeira reimpressão em 2002.
Terceira edição (revisada e ampliada) - abril de 2003.
Quarta edição (revisada e ampliada) - maio de 2006
Quinta edição - 2008 - EAN13: 978-85-224-5003-9 (2 tiragens)
Sexta edição - 2009 - ISBN 978-85-224-5515-7
Sétima edição - jul 2010 - ISBN 978-85-224-5993-3 (331 p.)
Disponível em: www.fabricio.adm.br/download/.../material/sig/06_Exercicios01.doc -
Similares As Funções empresariais: subsistemas na empresa. Faculdade São Mateus.
Disciplina Sistemas de Informação, prof Fabrício Moraes Cunha - contateme@gmail.com
acesso em 24.ago.2011.
http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/ Tecnologia da Informação e Comunicação. Thais Pacievitch acesso em 05.set.2011
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informação. Componentes de um sistema
de informação. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Acesso em 21.set.2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.