Sobre

Este blog esta sendo criado pelos alunos do curso de sistemas de informação da URCAMP (Universidade da Região da Campanha) na cadeira de Funções Empresariais ministrada pela professora Jhansy Silveira Colares para avaliação final do 2/2011 e também disponibilização do conteúdo da cadeira.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sistema de Informação

Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente. As concepções mais modernas de Sistemas de Informação contemplam também os Sistemas de telecomunicações e/ou equipamentos relacionados; sistemas ou subsistemas interconectados que utilizam equipamentos na aquisição, armazenamento, manipulação, gestão, movimento, no controle, na exposição, na troca, no intercâmbio, na transmissão, ou na recepção da voz e/ou dos dados, e inclui o software e hardware utilizados. Em relação a esta última definição, é comum nos meios acadêmicos a utilização do termo Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Um sistema de informação pode ser então definido como todo sistema usado para prover informação (incluindo o seu processamento), qualquer que seja o uso feito dessa informação. Um sistema de informação possui vários elementos inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback. Um Sistema de Informação de Marketing pode ser definido como um conjunto de procedimentos e métodos para o planejamento, coleta, análise e apresentação regulares de informação para o uso no processo de tomada de decisão de marketing. O SIM é um complexo estruturado e interligado de pessoas, máquinas e procedimentos construído para gerar um fluxo ordenado de informações relevantes, coletadas de ambas as fontes intra e extra-empresa, para serem usadas como base da atividade de tomada de decisão em áreas de responsabilidade específica da administração de marketing.

Referências

LAUDON, Kenneth, Jane LAUDON. Sistemas de Informações Gerenciais, tradução Luciana do Amaral Teixeira; revisão técnica Belmiro Nascimento João, 9ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Disponível em: http://www.sims.berkeley.edu/research/projects/how-much-info-2003/index.htm acesso em 14.ago.2011 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS: o papel estratégico da informação e dos Sistemas de Informação nas empresas. Editora Atlas - São Paulo - 2000 - 328p. Autores: Denis Alcides Rezende e Aline França de Abreu Segunda edição - outubro de 2001 Primeira reimpressão em 2002. Terceira edição (revisada e ampliada) - abril de 2003. Quarta edição (revisada e ampliada) - maio de 2006 Quinta edição - 2008 - EAN13: 978-85-224-5003-9 (2 tiragens) Sexta edição - 2009 - ISBN 978-85-224-5515-7 Sétima edição - jul 2010 - ISBN 978-85-224-5993-3 (331 p.) Disponível em: www.fabricio.adm.br/download/.../material/sig/06_Exercicios01.doc - Similares As Funções empresariais: subsistemas na empresa. Faculdade São Mateus. Disciplina Sistemas de Informação, prof Fabrício Moraes Cunha - contateme@gmail.com acesso em 24.ago.2011. http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/ Tecnologia da Informação e Comunicação. Thais Pacievitch acesso em 05.set.2011 http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informação. Componentes de um sistema de informação. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Acesso em 21.set.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.