Disciplina: Funções empresariais
Profª. M. Sc. Jhansy Silveira Colares jhansysilveira@yahoo.com.br
Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Sistema de Informação é a expressão utilizada para descrever sistema seja ele automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou seja manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.
As concepções mais modernas de Sistemas de Informação contemplam também os Sistemas de telecomunicações e/ou equipamentos relacionados; sistemas ou subsistemas interconectados que utilizam equipamentos na aquisição, armazenamento, manipulação, gestão, movimento, no controle, na exposição, na troca, no intercâmbio, na transmissão, ou na recepção da voz e/ou dos dados, e inclui o software e hardware utilizados. Em relação a esta última definição, é comum nos meios acadêmicos a utilização do termo Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Um sistema de informação pode ser então definido como todo sistema usado para prover informação (incluindo o seu processamento), qualquer que seja o uso feito dessa informação.
Um sistema de informação possui vários elementos inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback.
Um Sistema de Informação de Marketing pode ser definido como um conjunto de procedimentos e métodos para o planejamento, coleta, análise e apresentação regulares de informação para o uso no processo de tomada de decisão de marketing.
O SIM é um complexo estruturado e interligado de pessoas, máquinas e procedimentos construído para gerar um fluxo ordenado de informações relevantes, coletadas de ambas as fontes intra e extra-empresa, para serem usadas como base da atividade de tomada de decisão em áreas de responsabilidade específica da administração de marketing.
Tendo como base o texto, pesquisa e descreva um modelo de Tecnologia da Informação e Comunicação para atender uma das funçoes empresariais, na organização.
Referências
LAUDON, Kenneth, Jane LAUDON. Sistemas de Informações Gerenciais, tradução Luciana do Amaral Teixeira; revisão técnica Belmiro Nascimento João, 9ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Disponível em: http://www.sims.berkeley.edu/research/projects/how-much-info-2003/index.htm acesso em 14.ago.2011
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA A SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS: o papel estratégico da informação e dos Sistemas de Informação nas empresas. Editora Atlas - São Paulo - 2000 - 328p. Autores: Denis Alcides Rezende e Aline França de Abreu Segunda edição - outubro de 2001 Primeira reimpressão em 2002. Terceira edição (revisada e ampliada) - abril de 2003. Quarta edição (revisada e ampliada) - maio de 2006 Quinta edição - 2008 - EAN13: 978-85-224-5003-9 (2 tiragens) Sexta edição - 2009 - ISBN 978-85-224-5515-7 Sétima edição - jul 2010 - ISBN 978-85-224-5993-3 (331 p.) Disponível em: www.fabricio.adm.br/download/.../material/sig/06_Exercicios01.doc - Similares As Funções empresariais: subsistemas na empresa. Faculdade São Mateus. Disciplina Sistemas de Informação, prof Fabrício Moraes Cunha - contateme@gmail.com acesso em 24.ago.2011. http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/ Tecnologia da Informação e Comunicação. Thais Pacievitch acesso em 05.set.2011 http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informação. Componentes de um sistema de informação. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Acesso em 21.set.2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.